Para ser rentável ou não, análise o seu mercado(agricultura) e para tal aconselho-o a analisar as estatísticas agrícolas disponíveis. A agricultura deve ser cada vez mais inovadora, e por isso, devemos utilizar o máximo de ferramentas tecnológicas para tornar tudo mais fácil.
Produção ao ar livre ou em estufa? Pretende uma cultura em solo ou sem solo? E substratos? Quais as opções de substratos que está a considerar? E quanto ao modo de produção: pretende produzir em modo de produção biológico ou pretende optar por um modo de produção mais convencional?
Já escolheu a cultura que quer produzir ou o local para instalar a sua cultura agrícola. Iremos observar atentamente a configuração e dimensões da parcela escolhida e para isso deve ter em atenção os seguintes factores relativamente a esta: área total, configuração, largura, comprimento e avaliar seriamente se a parcela que escolheu permite-lhe expandir num futuro próximo.
Quando falo em histórico da cultura estou a referir aos antecedentes culturais do terreno, ou seja, quais a(s) cultura(s) que foram lá produzidas anteriormente bem como todas as práticas culturais neste aplicadas. E quais ou principais riscos de pragas e doenças que estão associados mais frequentemente à parcela.
Os factores climáticos a que a parcela está sujeita: luminosidade, sombras projectadas, risco de nevoeiro, temperatura, risco de geadas ou neve, vento, ar estagnado, direcção dos ventos, etc. Só depois de fazer uma caracterização do clima do local é que pode avaliar qual a cultura que mais se adequa a essas condições climáticas.
Factores como topografia, declive limitante (>5%), necessidade ou não de armação de socalcos, necessidade de nivelamento, terreno localizado em zona inundável ou não devem ser avaliados de forma criteriosa.
Termos em atenção as características químicas do solo. Para tal, é importante que faça análises ao solo para saber qual o tipo de solo que possui. Bem como uma fertilização orgânica consoante as necessidades.
É importante também que avalie os condicionalismos a que a cultura está sujeita sendo eles tecnológicos, económicos e de mercado
Construir e adaptar de forma a garantir que o mesmo passe a possuir as infraestruturas necessárias a cultura. Constituindo paredes, tanques, estufas assim como levadas.
Tendo tudo em conta é a hora de instalar a cultura que escolheu através de propagação, transplantação, sementeira, reguladores de crescimento ou outras. É importante realçar que este método de instalação de culturas agrícolas está associado a uma maior susceptibilidade durante as fases iniciais da instalação.